nosso curso

A UFMG

Sediada na cidade de Belo Horizonte, no estado de Minas Gerais, a Universidade Federal de Minas Gerais é uma instituição de ensino superior reconhecida pela liderança regional e nacional em ensino superior gratuito, extensão, cultura, pesquisa científica e geração de patentes em todas as áreas do conhecimento. Fundada em 7 de Setembro de 1927, a UFMG oferta mais de 70 cursos de graduação, além das oportunidades de cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado.

Oito décadas atrás, o professor Francisco Mendes Pimentel e seus companheiros inspiraram-se numa expressão em latim, incipit vita nova, ou iniciar vida nova, para fundar aquela que se transformaria numa das principais universidades do país. Mesmo após décadas, essa máxima ainda continua de pé, principalmente porque a UFMG é formada por grandes colaboradores que contribuíram e ainda contribuem para o crescimento da Universidade.

Professor Cláudio Barros

Ainda como estudante, Cláudio Pinto de Barros foi responsável pela construção de um planador, o Gaivota, e logo obteve apoio dos professores para criar o Centro de Estudos Aeronáuticos (CEA), em 1963. No ano seguinte, se formou e ingressou na UFMG como professor. Ele continuou desenvolvendo aeronaves e fazendo parcerias para manter o CEA, em uma época em que a aeronáutica era muito restrita a questões de segurança no Brasil.

Em 2004, o professor Cláudio Barros se aposentou, porém continuou a dar aulas na UFMG como professor voluntário, tamanho era o carinho que tinha pela Universidade. Cláudio Barros faleceu em 2 de Julho de 2011. Apesar do seu falecimento, sua memória continua viva. O evento AEROCB leva seu nome, como uma homenagem à sua pessoa e aos seus esforços.

“O Prof. Claudio não foi apenas um professor de Engenharia Aeronáutica, ele foi exemplo de vida, uma inspiração”

– Paulo Iscold

história

A UFMG abriga a maior Escola de Engenharia da América Latina, que oferece 13 cursos de graduação em 11 modalidades diferentes e 11 cursos de especialização. A unidade já formou mais de 38.000 especialistas em diversos níveis.

O curso de Engenharia Aeroespacial da UFMG foi criado a partir da formação em Engenharia Mecânica com ênfase em aeronáutica, que já era oferecida pela Escola de Engenharia.

Assim, no ano de 2009, criou-se o bacharelado em Engenharia Aeroespacial, contemplando não somente a habilitação aeronáutica mas também a astronáutica. A caracterização destas habilitações é feita a partir da escolha de disciplinas pelo aluno, ao longo de sua formação complementar. Vale ressaltar que disciplinas técnicas e científicas comuns às demais engenharias e disciplinas humanísticas estão presentes na grade do curso.

atividades práticas

Para a realização de atividades práticas e projetos, o curso conta com a infraestrutura laboratorial dos departamentos de Engenharia Mecânica, de Engenharia Elétrica e de Ciências da Computação, como laboratórios de Metrologia, de Mecânica dos Fluidos, de Controle e Automação e de Cálculo Eletrônico, dentre outros. Além disso, o curso dispõe do CEA, o centro de estudos aeronáuticos, onde já foram construídos os aviões recordistas mundiais projetados pelo Prof. Cláudio Barros e pelo Prof. Iscold. Por fim, o curso conta também com o Laboratório Integrado de Sistemas Aeroespaciais (LISA), que atualmente é focado em projetos de microssatélites.

iniciativas

Conheça algumas das atividades extracurriculares ofertadas no curso de Engenharia Aeroespacial na UFMG.

AEROJR

AEROJR. é a empresa júnior do curso de Eng. Aeroespacial. Com o objetivo de consolidar a formação dos futuros engenheiros aeroespaciais no Brasil, a AEROJR. atua nos mercados aeronáutico, acústico e astronáutico desenvolvendo consultorias e projetos de excelência e custo reduzido

AVANT

Formada em 2017, a AVANT busca inovar nas pesquisas e no desenvolvimento de aeronaves autônomas no Brasil. Criando assim, um ambiente oportuno para que as jovens mentes da universidade possam colocar em pratica suas ideias e aprendizados

CZAR

A equipe nasceu com o objetivo de fortalecer e desenvolver a astronáutica na UFMG, e uma boa oportunidade para começar foi participar da 2ª edição do CubeDesign. Desde então, a CZAR vem se dedicando ao estudo e desenvolvimento de novos CubeSats, tendo se consagrado como campeã do CubeDesign Virtual 2020.

FÊNIX

Fênix foi fundada por alunos do curso de Engenharia Aeroespacial que queriam impulsionar o crescimento do estudo de foguetes no Brasil e na UFMG. A equipe já participou do Festival Brasileiro de Minifoguetes e da Mostra Brasileira de Foguetes.

GRAERO

GRAERO (Grêmio de Eng. Aeroespacial) é uma organização composta por alunos que representa o interesse dos estudantes. Além disso, o GRAERO é responsável por auxiliar os alunos em âmbito acadêmico e promover eventos afim de incentivar o esporte, a cultura, a educação e a integração.

UAI, SÔ! FLY!!!

Uai, sô! Fly!!! (USF) é a equipe de aerodesign da UFMG. A cada ano, tem o objetivo de projetar e construir uma aeronave radio controlada, sobre restrições importas pela organizadora da competição. A equipe se destaca como uma das três melhores na América Latina, tendo ganho quatro títulos nacionais e três mundiais, além de prêmios como Excelência em Projeto da EMBRAER e Melhor Eficiência Estrutural.

22 a 26 de novembro